quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Laboratório de Pesquisa II


1-Delimitação do Tema
Gestão Educacional: Uma prática para o desenvolvimento da educação do futuro – esse tema se refere a necessidade de atuação de profissionais competentes nas práticas da gestão escolar, uma vez que com a abertura de novas instituições de ensino e modelos diferentes de ensinar faz-se necessário buscar cada vez mais qualidade de ensino, envolvimento do aluno com a IES e qualidade dos serviços prestados.
2-Justificativa
2.1-Interesse:
Após alguns anos trabalhando na gestão de uma instituição de ensino superior percebi mudanças cada vez mais rápidas para atualização dos serviços prestados, alterações de currículo para acompanhamento do mercado e sociedade, mudanças nas estruturas das aulas e cobranças cada vez mais exigentes dos alunos.         
2.2-Relevância Social:
O atual ambiente educacional em sua fragmentação temporal deve reorientar seus sistemas de aprendizagem para formar indivíduos e prepara-los para viver nessa época de aceleradas mudanças. Nesse novo cenário, é preciso analisar e pesquisas o que as IES podem e precisam fazer para que a sociedade tire proveito dessas mudanças.
2.3-Viabilidade:
Contribuir para uma mudança nos programas e nas estruturas das IES, a fim de melhorarem os serviços prestados e a qualidade do ensino.
3-Delimitação e enunciado do problema
Uma gestão educacional competente poderia garantir uma educação de qualidade ao estudante e condições de competitividade no mercado de ensino?
4- Hipótese da Pesquisa
A educação do futuro ira exigir cada vez mais tecnologia, informação, produção de conhecimento, professores capacitados em conduzir o aluno a um conhecimento próprio, serviços de qualidade e uma gestão de qualidade. Seria então na gestão educacional o caminho para um ensino de qualidade?5- Objetivos
5.1 Objetivo Geral:
Verificar a contribuição da gestão educacional no ambiente acadêmico e sua atuação no desenvolvimento da qualidade do ensino, gestão dos recursos humanos e material para avanço da qualidade do ensino.       
5.2 Objetivos específicos:
  • Descrever as referencias sobre a gestão educacional nas instituições de ensino superiores e proceder a uma analise comparativa com a gestão de qualidade;
  • Contextualizar o setor educacional e as instituições de ensino superiores do Distrito Federal;
  • Analisar os dados reunidos a partir de pesquisa, correlacionando-os com a fundamentação teórica;
  • Analisar os resultados do ENADE como contribuição a prática da gestão de qualidade nas IES;
  • Citar contribuições importantes sobre o tema oferecendo sugestões e recomendações.
6- Definição da Metodologia 
            A pesquisa se dará por meio de entrevista com mantenedores, diretores, coordenadores, professores, alunos e comunidade sobre a importância do tema, análise de cases e referencial teórico.
7- Referências Teóricas
Este projeto terá como referência assuntos e contribuições referente a gestão educacional, marketing educacional e gestão de qualidade.
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não lnear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.
KOTLER, Philip & FOX, Karen. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo:
Pratice Hall, 2000.
MORAIS, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 3a Ed. Campinas: Papirus, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 9. Ed. São Paulo: Cortez;


           

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