1-Delimitação
do Tema
Gestão
Educacional: Uma prática para o desenvolvimento da educação do futuro – esse
tema se refere a necessidade de atuação de profissionais competentes nas
práticas da gestão escolar, uma vez que com a abertura de novas instituições de
ensino e modelos diferentes de ensinar faz-se necessário buscar cada vez mais
qualidade de ensino, envolvimento do aluno com a IES e qualidade dos serviços
prestados. 2-Justificativa
2.1-Interesse:
Após alguns anos trabalhando na gestão de uma instituição de ensino superior percebi mudanças cada vez mais rápidas para atualização dos serviços prestados, alterações de currículo para acompanhamento do mercado e sociedade, mudanças nas estruturas das aulas e cobranças cada vez mais exigentes dos alunos.
2.2-Relevância Social:
O atual ambiente educacional em sua fragmentação temporal deve reorientar seus sistemas de aprendizagem para formar indivíduos e prepara-los para viver nessa época de aceleradas mudanças. Nesse novo cenário, é preciso analisar e pesquisas o que as IES podem e precisam fazer para que a sociedade tire proveito dessas mudanças.
2.3-Viabilidade:
Contribuir para uma mudança nos programas e nas estruturas das IES, a fim de melhorarem os serviços prestados e a qualidade do ensino.
3-Delimitação
e enunciado do problema
Uma gestão educacional competente poderia
garantir uma educação de qualidade ao estudante e condições de competitividade
no mercado de ensino?
4-
Hipótese da Pesquisa
A educação do futuro ira exigir cada vez mais
tecnologia, informação, produção de conhecimento, professores capacitados em
conduzir o aluno a um conhecimento próprio, serviços de qualidade e uma gestão
de qualidade. Seria então na gestão educacional o caminho para um ensino de
qualidade?5-
Objetivos
5.1
Objetivo Geral:
Verificar
a contribuição da gestão educacional no ambiente acadêmico e sua atuação no
desenvolvimento da qualidade do ensino, gestão dos recursos humanos e material
para avanço da qualidade do ensino.
5.2
Objetivos específicos:
- Descrever as referencias sobre a gestão educacional nas
instituições de ensino superiores e proceder a uma analise comparativa com
a gestão de qualidade;
- Contextualizar o setor educacional e as instituições de ensino
superiores do Distrito Federal;
- Analisar os dados reunidos a partir de
pesquisa, correlacionando-os com a fundamentação teórica;
- Analisar os resultados do ENADE como
contribuição a prática da gestão de qualidade nas IES;
- Citar contribuições importantes sobre o tema oferecendo sugestões e recomendações.
6-
Definição da Metodologia
A pesquisa se dará por meio de
entrevista com mantenedores, diretores, coordenadores, professores, alunos e
comunidade sobre a importância do tema, análise de cases e referencial teórico.
7-
Referências Teóricas
Este projeto terá como referência assuntos e contribuições referente a
gestão educacional, marketing educacional e gestão de qualidade.
DEMO, Pedro. Complexidade e
aprendizagem: a dinâmica não lnear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.
KOTLER, Philip & FOX,
Karen. Marketing
estratégico para instituições
educacionais. São Paulo: Atlas, 1994.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo
milênio. São Paulo:
Pratice Hall, 2000.
MORAIS, Maria Cândida. O
paradigma educacional emergente. 3a Ed. Campinas: Papirus, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação
do futuro. 9. Ed. São Paulo:
Cortez;
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